DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
Quem Somos
Empresas Associadas
Actividades
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios
Válvulas
Processos de ligação
Fichas técnicas
Instalação
 
Fichas Técnicas
Manual do Instalador APTA
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
Temas em Destaque
Especificações Técnicas
Folha de cálculo RI convencionais
Folha de cálculo RI Sprinklers
Folha de cálculo Rede Águas
Folha de cálculo Rede Gás
Cálculo
Formação - Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
Estatísticas
FAQS
Links
contactos
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
1999

APTITUDE Nº 3

Setembro 1999

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Análise da resolução do conselho de ministros n.º 91/86 e processos de fabrico envolvidos na produção de acessórios roscados.

Em continuidade da divulgação e análise de questões importantes de natureza regulamentar que temos vindo a efectuar, neste número damos especial ênfase à Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/86 de 27 de Novembro, a qual estabelece políticas de orientação para as entidades que elaboram regulamentos técnicos e empresas do sector público, tendo em vista integrar as actividades de normalização e certificação, como vectores fundamentais de garantia da qualidade e consequente desenvolvimento do país.

Esta resolução em especial destinada às empresas públicas e que infelizmente, a avaliar pela forma de actuação no mercado, afirmamos ser praticamente desconhecida pelas mesmas, estabelece directrizes que a serem de facto cumpridas implicarão a prazo uma efectiva evolução qualitativa do mercado nacional.

Também são apresentadas de forma esquemática e sequencial as tecnologias e processos de fabrico envolvidos na produção de acessórios roscados em ferro fundido maleável para canalizações e inerentes operações de controlo da qualidade, em conformidade com a norma europeia aplicável NP EN 10242. Sendo interessante verificar a significativa complexidade relacionada com a adequada fabricação destes acessórios.

 

 

APTITUDE Nº 2

Maio 1999

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Normas europeias aplicáveis a materiais auxiliares de estanquidade para ligações roscadas com estanquidade no filete, usados na condução de gases combustíveis e Decreto-Lei n.º 390/89 de 9 de Novembro, que obriga à prévia certificação da qualidade dos tubos e acessórios em aço ou ferro fundido maleável existentes no nosso mercado.

Neste número destacamos a transmissão de algumas informações sobre normalização europeia relativa aos materiais auxiliares de estanquidade para ligações roscadas com estanquidade no filete, aplicados na condução de gases combustíveis e a sua integração no regulamento nacional de gás para edifícios.

Também são abordadas com detalhe duas importantes questões de natureza regulamentar: o Decreto-Lei n.º 390/89 de 9 de Novembro, que obriga à prévia certificação da qualidade dos tubos e acessórios em aço ou ferro fundido maleável existentes no nosso mercado e a Directiva do Conselho das Comunidades Europeias n.º 83/374/CEE de 25 de Junho de 1985, que regula a questão da responsabilidade civil decorrente dos produtos defeituosos. Questões estas, por essência relacionadas com a salvaguarda dos interesses dos consumidores, em particular questões de segurança e saúde.

 

 

APTITUDE Nº 1

Janeiro 1999

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

A normalização europeia.

Com o início desta publicação periódica (quadrimestral), pretendemos dar a nossa contribuição informativa aos distribuidores, armazenistas, projectistas, instaladores, etc., que na sua actividade utilizam o sistema de canalização constituído por tubos de aço soldados longitudinalmente e acessórios roscados em ferro maleável, com acabamentos preto ou galvanizado.

Esta ferramenta de cooperação pretende também ser uma forma de interacção entre os utilizadores e os fabricantes deste tipo de produtos. Neste sentido caso tenham algum tema relacionado que pretendam esclarecer ou que seja desenvolvido nas próximas publicações, por favor solicitem-nos através de carta ou telefax dirigido à APTA.

 
© APTA 2017
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital