DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
Quem Somos
Empresas Associadas
Actividades
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios
Válvulas
Processos de ligação
Fichas técnicas
Instalação
 
Fichas Técnicas
Manual do Instalador APTA
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
1999
Temas em Destaque
Especificações Técnicas
Folha de cálculo RI convencionais
Folha de cálculo RI Sprinklers
Folha de cálculo Rede Águas
Folha de cálculo Rede Gás
Cálculo
Formação - Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
Estatísticas
FAQS
Links
contactos
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
2000

APTITUDE Nº 6

Setembro 2000

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Utilização de ligações roscadas em instalações de gás para edifícios.

Neste número é tratado com significativo destaque e detalhe o tema da utilização do processo de união por roscagem em redes de canalização.

É de óbvia conveniência para qualquer profissional relacionado com o projecto e instalação de redes de canalização, diferenciar e distinguir os tipos de roscas utilizáveis nesse domínio, zelando pela sua adequada especificação aquando das fases de consulta e encomenda e pela sua adequada utilização como solução de união de componentes de redes de canalização.

Assim sendo, são apresentados os principais tipos de roscas utilizados, forma, dimensões, designações correntes e normalizadas, especificidades técnicas e funcionais e exemplos de aplicação.

Para o próximo número, fica desde já o compromisso de continuarmos a abordagem deste tema, mas de uma forma orientada para o contexto das redes de edifícios e de distribuição de Gás (1ª, 2ª e 3ª família).

 

 

APTITUDE Nº 5

Maio 2000

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Corrosão Galvânica.

Em sequência de preocupações recebidas de alguns profissionais relacionados com o projecto e instalação de redes de canalização, sobre a constatação de situações graves de mistura de materiais metálicos de diferentes naturezas, na execução de redes de canalização, criando condições propícias ao aparecimento a prazo de fenómenos de Corrosão Galvânica, extremamente perigosa, pelo facto de encurtar de forma muito significativa a vida útil das redes de canalização metálicas. Neste número da APTitude é tratado com especial destaque o tema da importância da utilização de materiais homogéneos numa rede de canalização, numa abordagem integrada com o Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais (D.R. n.º 23/95, de 23 de Agosto), conjuntamente com uma análise técnica dos mecanismos relacionados com a corrosão galvânica, a fundamentação da protecção mediante revestimentos de zinco (galvanização) e recomendações práticas aquando da instalação ou manutenção correctiva, por forma a se evitar ou minimizar este fenómeno.

 

 

APTITUDE Nº 4

Janeiro 2000

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Processos de fabrico envolvidos na produção de tubos de aço.

Apresentação esquemática e sequencial das tecnologias e processos de fabrico envolvidos na produção de tubos de aço soldados longitudinalmente para canalizações e inerentes operações de controlo da qualidade, em conformidade com a norma aplicável. Sendo interessante verificar a significativa complexidade relacionada com a adequada fabricação destes tubos. Recomendamos uma comparação com o processo de fabricação de acessórios roscados em ferro fundido maleável para canalizações (APTitude N.º 3), onde concluirão que embora utilizando tecnologias e processos de base muito distintos, existem algumas fundamentais semelhanças nas fases finais de fabrico (ex. o processo de galvanização por imersão a quente).

 
© APTA 2017
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital