DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
Quem Somos
Empresas Associadas
Actividades
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios
Válvulas
Processos de ligação
Fichas técnicas
Instalação
 
Fichas Técnicas
Manual do Instalador APTA
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2000
1999
Temas em Destaque
Especificações Técnicas
Folha de cálculo RI convencionais
Folha de cálculo RI Sprinklers
Folha de cálculo Rede Águas
Folha de cálculo Rede Gás
Cálculo
Formação - Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
Estatísticas
FAQS
Links
contactos
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
2001

APTITUDE Nº 9

Setembro 2001

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Revisão regulamentar.

No sub-sector gás, a recente publicação da Portaria n.º 690/2001 10 de Julho, alterou as Portarias n.º 386/94, de 16 de Junho, Portaria n.º 362/2000, de 20 de Junho e a Portaria n.º 361/98, de 26 de Junho. No que concerne em especial à alteração da Portaria 361/98 (Regulamento Técnico Relativo ao Projecto, Construção, Exploração e Manutenção das Instalações de Gás Combustível Canalizado em Edifícios), ao permitir a utilização das ligações roscadas como alternativa à ligação por soldadura de tubos de aço, deu-se um passo em frente na convergência com as práticas normativas e regulamentares europeias em simultâneo com a criação de condições para que soluções baseadas em tubagens de aço, com fortes competências industriais nacionais, possam de uma forma inquestionavelmente segura, mas também competitiva, serem encaradas neste importante sub-sector como uma alternativa viável às actualmente adoptadas de forma quase monopolista e totalmente baseadas tubagens de cobre.     

Neste contexto e com o objectivo de informar os profissionais do sub-sector gás (projectistas, instaladores, entidades inspectoras, etc.), o tema em destaque da presente publicação APTitude é dedicado a este importante assunto.

 

 

 

APTITUDE Nº 8

Maio 2001

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Certificação da qualidade.

No sector da construção, à imagem de outros sectores, a questão das certificações da qualidade tem vindo inquestionavelmente a adquirir uma grande importância. Praticamente todos os dias aparece um nova empresa certificada, estando dezenas, senão centenas em fase de implementação de sistemas de gestão da qualidade, visando após essa implementação o seu reconhecimento público e formal através da Certificação.

Nunca é de mais afirmar que a certificação não é um fim, mas tão somente mais uma etapa na sistemática busca da optimização dos recursos utilizados e porventura, a longo prazo, será uma questão de sobrevivência, pelo simples facto de que se todas as organizações existentes tenderam para a certificação dos seus sistemas de gestão da qualidade, esta operação tornar-se-á naturalmente uma condição “cine qua non” para qualquer empresa entrar e operar num determinado mercado. 

No entanto, pensamos ser consensual que ainda existe um grande défice de informação sobre o que significa uma certificação da qualidade, uma empresa certificada, que tipos de certificação da qualidade existem, se o facto de uma empresa ser certificada significa que todos os produtos por ela fabricados se podem considerar certificados, como se interpreta um certificado, etc. 

Neste contexto, decidimos dar o nosso contributo no sentido de tentar clarificar as questões referidas, abordando-as no tema em destaque da presente publicação APTitude.

 

 

APTITUDE Nº 7

Janeiro 2001

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Utilização de ligações roscadas em instalações de gás para edifícios.

Como referido no número anterior desta publicação, continuamos a abordar como assunto em destaque, o tema das ligações roscadas nas canalizações, mas de uma forma orientada para o contexto das redes de edifícios e de distribuição de Gás (1ª, 2ª e 3ª família).

 
© APTA 2017
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital