DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
Quem Somos
Empresas Associadas
Actividades
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios
Válvulas
Processos de ligação
Fichas técnicas
Instalação
 
Fichas Técnicas
Manual do Instalador APTA
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2001
2000
1999
Temas em Destaque
Especificações Técnicas
Folha de cálculo RI convencionais
Folha de cálculo RI Sprinklers
Folha de cálculo Rede Águas
Folha de cálculo Rede Gás
Cálculo
Formação - Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
Estatísticas
FAQS
Links
contactos
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
2002

APTITUDE Nº 12

Setembro 2002

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Dimensionamento.

Como tema em destaque da presente publicação abordamos a temática do dimensionamento de instalações de gás para edifícios, baseadas em tubagens de aço unidas mediante acessórios roscados. Foi nossa preocupação estruturar este assunto de forma concisa, metódica e prática, resultando em dois procedimentos e respectivos algoritmos de dimensionamento, um aplicável a instalações funcionando em média pressão e o outro aplicável a instalações funcionando em baixa pressão. Afirmamos desde já o compromisso de no próximo número desta publicação, apresentarmos exemplos práticos para consolidação deste tema.

 

 

APTITUDE Nº 11

Maio 2002

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Instruções de montagem de tubagens de aço.

No contexto da publicação da Portaria n.º 690/2001 de 10 de Julho, que entre outras, alterou a Portaria n.º 361/98, de 26 de Junho (Regulamento Técnico Relativo ao Projecto, Construção, Exploração e Manutenção das Instalações de Gás Combustível Canalizado em Edifícios), permitindo a utilização de ligações roscadas com estanquidade no filete como alternativa à ligação por soldadura em tubos de aço, torna-se necessário que todas as Entidades com responsabilidades no sub-sector gás façam um esforço de informação e formação no sentido de actualizar, sensibilizar e preparar adequadamente os Profissionais para esta nova situação/possibilidade.

Assim sendo, pela nossa parte temos desenvolvido uma série de acções tais como: realização de jornadas técnicas, envio de informação específica aos profissionais, produção e difusão de documentação técnica contemplando esta nova realidade, etc.

Como tema em destaque da presente publicação, descrevemos e desenvolvemos as cinco operações básicas que são efectuadas ao tubo de aço, para a sua montagem em instalações de condução de fluídos em geral e em particular nas instalações de gás para edifícios, a saber: fixação, corte, roscagem, dobragem e montagem/aperto final. Este tema, pela sua natureza, continua a ser mais orientado para os Ex.mos Técnicos e Instaladores de Redes de Gás.

Acreditamos que as regras de boa prática estruturadas e desenvolvidas neste tema em destaque, quando metodicamente aplicadas, são um alicerce fundamental na obtenção de uma boa perfomance na utilização de soluções baseadas em tubos de aço unidos mediante acessórios roscados.

 

 

APTITUDE Nº 10

Janeiro 2002

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Utilização de ligações roscadas em instalações de gás para edifícios.

Como tema em destaque da presente publicação, continuamos a aprofundar o tema da utilização de ligações roscadas em instalações de gás para edifícios, numa vertente mais prática e por isso mais orientada para os Ex.mos Técnicos e Instaladores de Gás. Com uma vertente pedagógica no sentido de, e em conformidade com a Portaria n.º 361/98 alterada pela Portaria 690/2001 (Regulamento de Gás para Edifícios), se distinguirem com clareza os tipos de ligações possíveis entre tubagens de aço e no caso particular das ligações roscadas, se clarificar de uma forma inequívoca os tipos de materiais de vedação/estanquidade permitidos em instalações de gás.

 
© APTA 2017
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital