DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
Quem Somos
Empresas Associadas
Actividades
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios
Válvulas
Processos de ligação
Fichas técnicas
Instalação
 
Fichas Técnicas
Manual do Instalador APTA
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2002
2001
2000
1999
Temas em Destaque
Especificações Técnicas
Folha de cálculo RI convencionais
Folha de cálculo RI Sprinklers
Folha de cálculo Rede Águas
Folha de cálculo Rede Gás
Cálculo
Formação - Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
Estatísticas
FAQS
Links
contactos
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
2003

APTITUDE Nº 15

Setembro 2003

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Análise comparativa de custos de materiais.

Como tema em destaque da presente publicação, apresentamos uma análise comparativa dos custos de tubos e acessórios de ligação consumidos, de uma instalação de gás implementada com tubagem em aço e a mesma instalação de gás implementada com tubagem em cobre. Para este efeito, partiu-se de uma instalação de gás natural típica de um edifício para habitação, desdobrou-se a mesma em distintas configurações, efectuou-se o adequado dimensionamento de cada configuração e em consequência, o respectivo levantamento de consumos de tubos e acessórios de ligação em quantidade e valor.

 

 

APTITUDE Nº 14

Maio 2003

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Especificações técnicas referentes a tubagens de aço.

Como tema em destaque da presente publicação, apresentamos de forma detalhada, as especificações técnicas aplicáveis ao sistema constituído por tubagens de aço unidas mediante acessórios roscados, utilizáveis em instalações de gás para edifícios. Foi nossa preocupação estruturar este assunto de forma prática e objectiva, por forma a informar adequadamente os Ex.mos Profissionais: Projectistas, Técnicos e Instaladores de Redes de Gás, sobre esta competitiva opção técnica.

Neste contexto, é com especial satisfação que informamos os Ex.mos profissionais do sub-sector gás, do lançamento no mercado, por parte da empresa nossa associada FERPINTA SA, de uma gama de tubos de aço especialmente concebida para aplicações em instalações de gás para edifícios. Esta gama de tubos de aço gás da marca FERPINTA, descrita no tema em destaque apresentado e conforme os requisitos normativos e regulamentares nacionais e europeus aplicáveis, em conjunto com os acessórios roscados em fundição maleável aplicáveis em instalações de gás para edifícios, das marcas EO e GE e distribuídos pela empresa nossa associada Porfite L.da, permite aos profissionais disporem de uma solução alternativa baseada em tubagens de aço, inquestionavelmente segura, mas também extremamente competitiva, face à actualmente adoptada de forma quase monopolista e baseada em tubagens de cobre.

 

 

APTITUDE Nº 13

Janeiro 2003

Esta edição tem o seguinte tema em destaque:

Aplicação Gás – Exemplo prático de dimensionamento em média e baixa pressão.

Como tema em destaque da presente publicação e conforme afirmado na publicação  anterior, complementamos  a temática do dimensionamento de instalações de gás para edifícios, baseadas em tubagens de aço ligadas mediante acessórios roscados, com um exemplo prático de dimensionamento em média e baixa pressão. Recomendamos vivamente que, a análise deste exemplo seja efectuada em conjunto com os procedimentos descritos no tema em destaque da APTitude n.º 12.

 
© APTA 2017
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital