Fases |
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Descrição da fase |
N.º |
Característica |
Simbologia |
Unidades |
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0 |
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Organizar Desenho da Instalação: |
0.2 |
Codificação da instalação. |
Ex. A, B, C, etc. |
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Codificar ou numerar sequêncialmente, a partir da Fonte de Alimentação (Sistema de Bombagem) do edifício inclusivé, todos os Nós e Bocas de Incêndio (B.I.) da instalação. |
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0.1 |
N.º de troços de uma instalação |
N |
nº |
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(Deste modo definem-se os diversos "N" troços de tubagem a dimensionar) |
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1 |
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Dados de Entrada: |
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Selecionar a opção R. I. Armada. |
1.1 |
Pressão máxima de abastecimento |
Pmáx.A. |
kPa |
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Fixar a Pressão Máxima de Abastecimento. |
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Fixar o caudal instantâneo mínimo em cada B.I. |
1.5 ou 1.6
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Caudal mínimo debitado pela B.I. |
QB.I. |
l/min |
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Avaliar o n.º total de B.I. existentes na instalação |
1.3 |
N.º total de B.I. existentes |
Nºtotal |
nº |
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Fixar o n.º máx. de B.I. a abastecer em simultâneo. |
1.4 |
N.º máx. de B.I. a abastecer em simultâneo |
Nº máx. |
nº |
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Após fixar o coeficiente de descarga normalizado K das Bocas de Incêndio a utilizar, calcular a correspondente pressão dinâmica mínima à entrada da Boca de Incêndio mais desfavorável. |
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Coeficiente de descarga normalizado das Bocas de Incêndio a utilizar |
K
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l/min.bar0,5 |
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1.2 |
Pressão dinâmica mínima na Boca de Incêndio mais desfavorável |
Pmín. B.I. |
kPa |
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Fixar a % de afectação das perdas de carga locais. |
1.7 |
% de afectação das perdas carga localizadas |
J% |
% |
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Decidir qual a fórmula de dimensionamento a utilizar. |
1.8 |
Cálculo da perda de carga |
ΔP |
kPa |
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Fixar o factor de rugosidade aplicável a tubagens em aço para condução de água fria. |
1.9 |
Constante de Rugosidade |
C ou b |
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Fixar a velocidade de escoamento admissível. |
1.10 |
Velocidade admissível |
Vadm. |
m/s |
2 |
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Introduzir a codificação dos diferentes troços estabelecida no desenho da instalação (Fase 0), definindo automaticamente os diversos "N" troços de tubagem, em consequência dessa mesma codificação. |
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0.1 |
N.º de troços de uma instalação |
N |
nº |
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Imputar a cada troço em análise o número total de bocas de incêndio abastecidas, na(s) coluna(s) correspondente(s) ao(s) tipo(s) de B.I. utilizada(s). |
2.1 |
Nº de bocas incêndio abastecidas |
Nºabast. |
nº |
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Determinar para cada troço o número total de bocas de incêndio a abastecer em simultâneo. |
2.2 |
Nº de bocas de incêndio de cálculo |
Nº cálc. |
nº |
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Determinar para cada troço o correspondente caudal de cálculo. |
2.3 |
Caudal de cálculo |
Qtroço |
l/min |
3 |
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Imputar a cada troço da instalação o respectivo comprimento e desnível. Por opção, adicionar ao comprimento do troço de tubo em análise, as perdas de carga referentes aos acessórios utilizados, por consulta do Quadro 2. |
3.1 |
Comprimento do troço |
Lreal |
m |
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3.2 |
Desnível do troço |
h |
m |
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3.3 |
Comprimento equivalente local |
Leq.local |
m |
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Determinar o comprimento equivalente de cada troço: |
3.4 |
Comprimento equivalente do troço |
Leq |
m |
4 |
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Impor, se necessário, um diâmetro interior mínimo para uma instalação tipo R. I. Armada, diferente do a seguir proposto. |
4.1 |
Diâmetro interior imposto |
Diimposto |
mm |
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Impor o diâmetro interior mínimo requerido para uma instalação tipo R. I. Armada. |
4.2 |
Diâmetro interior normalizado do tubo de aço |
Di |
mm |
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Determinar, para cada troço, o correspondente diâmetro enterior normalizado da tubagem de aço com costura, em conformidade com a norma europeia EN 10255 (Série Média) ou equivalente. |
4.3 |
Diâmetro Exterior |
D |
mm |
5 |
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Começando-se pela BI da instalação considerada na posição mais desfavorável, atribui-se à mesma a pressão mínima à saída fixada, passando a corresponder à Pressão Final Corrigida (Pfc) nesse ponto. No correspondente troço, calcular sequêncialmente (do fim para o início), as respectivas Pressões Final (Pf), considerando a perda de carga devida à altura, e Inicial (Pi) através da fórmula de Hazen & Williams (ou Flamant). |
5.1 |
Pressão Inicial no troço |
Pi |
kPa |
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5.2 |
Pressão Final no troço |
Pf |
kPa |
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Percorrer a instalação considerada (do fim para o início) para cálculo das pressões instaladas em cada troço, do fim para o início, com base no seguinte raciocínio: |
5.3 |
Pressão Final Corrigida no troço |
Pfc |
kPa |
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a) A Pressão Inicial (Pi) de um qualquer troço, deverá ser a Pressão Final Corrigida (Pfc) de um troço situado imediatamente a montante. |
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b) A Pressão Final Corrigida (Pfc) de um qualquer troço, deverá ser a Pressão Inicial(Pi)do(s) troço(s) situado(s) imediatamente a jusante. |
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6 |
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Calcular a perda de carga unitária ( J ) de cada troço: |
6.1 |
Perda de carga unitária |
J |
kPa/m |
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Calcular a perda de carga dinâmica ( ΔP ) de cada troço: |
6.2 |
Perda de carga dinâmica no troço |
ΔP |
kPa |
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Calcular a perda de carga total ( ΔPc) de cada troço: |
6.3 |
Perda de carga total no troço |
ΔPc |
kPa |
7 |
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Calcular a perda de carga acumulada (ΔPacum.) no final de cada troço: |
7.1 |
Perda de carga acumulada no troço |
ΔPacum. |
kPa |
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Calcular a perda de carga acumulada admissível (ΔPadm.): |
7.2 |
Perda de carga admissível |
ΔPadm. |
kPa |
8 |
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Calcular a velocidade de escoamento em cada troço: |
8.1 |
Velocidade de escoamento no troço |
V |
m/s |
9 |
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Calcular a Necessidade de Pressão-Abastecimento ( Pi máx.): |
9.1 |
Necessidade de pressão |
Pi máx. |
kPa |
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Determinar o caudal de cálculo máximo. |
9.2 |
Necessidade de caudal |
Qmáx. |
l/min |
10 |
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Verificar se a perda de carga acumulada em cada troço terminal (ΔPacum.) é inferior à admissível (ΔPadm.) e se a velocidade de escoamento em cada troço (V) é inferior à admissível (Vadm.). Se tal não suceder, subir um escalão no valor do diâmetro interior normalizado desse troço e regressar à fase 8 do presente procedimento. |
11 |
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Calcular, se aplicável, a potência mínima da fonte de pressão (Sistema de Bombagem): |
10.1 |
Potência mínima |
Pot.mín. |
kW e CV |
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10.2 |
Rendimento da bomba |
m |
% |