Fases |
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Descrição da fase |
N.º |
Característica |
Simbologia |
Unidades |
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0 |
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Organizar desenho da instalação: |
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Codificar ou numerar sequêncialmente, a partir de cada Contador inclusivé, todos os Nós e Válvulas de Corte dos Aparelhos. |
0.1 |
Nó de uma tubagem |
Ex. A, B, C, etc. |
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Definir os diversos "n" troços de tubagem de cada instalação, em consequência da codificação anterior. |
0.2 |
N.º de troços de tubagem |
n |
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1 |
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Dados de entrada: |
1.1 |
Poder calorífico inferior |
P.C.I. |
kcal/m3(n) |
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Características dos gases utilizados em Portugal: |
1.2 |
Densidade relativa |
dr |
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1.3 |
Densidade corrigida |
dc |
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Definir que aparelhos a gás constarão em cada fogo: |
1.4 |
Potência nominal de cada aparelho |
Pnom. |
kW |
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1.5 |
Caudal do aparelho a gás |
Qaparelho |
m3(st)/h |
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Determinar os caudais standard dos diversos aparelhos: |
1.6 |
Caudal do aparelho com maior consumo |
Q1 |
m3(st)/h |
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1.7 |
Caudal do aparelho com o segundo maior consumo |
Q2 |
m3(st)/h |
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1.8 |
Soma dos caudais dos restantes "i" aparelhos (caso existam). |
SQi |
m3(st)/h |
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Determinar o caudal de cada fogo, como a soma dos caudais dos dois aparelhos mais potentes com a semi-soma dos restantes: |
1.9 |
Caudal de cada fogo |
Qfogo |
m3(st)/h |
2 |
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Imputar a cada troço da instalação o respectivo caudal máximo de gás natural, do seguinte modo: |
2.3 |
Caudal máximo de cada troço |
Qtroço |
m3(st)/h |
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Para troços que abastecem Um aparelho de queima no interior de uma instalação individual de utilização (fogo): Qtroço = Qaparelho. |
2.4 |
Caudal máximo deste tipo de troço |
Qtroço |
m3(st)/h |
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Para troços que abastecem Dois aparelhos de queima no interior de uma instalação individual de utilização (fogo): Qtroço = SQ aparelhos abastecidos. |
2.5 |
Caudal máximo deste tipo de troço |
Qtroço |
m3(st)/h |
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Para troços que abastecem Três ou Mais aparelhos de queima no interior de uma instalação individual de utilização (fogo): Qtroço = Qfogo. |
2.6 |
Caudal máximo deste tipo de troço |
Qtroço |
m3(st)/h |
3 |
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Imputar a cada troço da instalação o respectivo comprimento e desnível: |
3.1 |
Comprimento do troço |
Lreal |
m |
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3.2 |
Desnível do troço |
h |
m |
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3.3 |
Nível das perdas de carga locais |
J% |
% |
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3.4 |
Comprimento equivalente local |
Leq. local |
m |
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Determinar o comprimento equivalente de cada troço: |
3.5 |
Comprimento equivalente do troço |
Leq |
m |
4 |
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Definir o trajecto crítico (percurso que corresponde ao maior comprimento de tubagem): |
4.1 |
Comprimento do trajecto crítico |
Lcrítico |
m |
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Determinar o comprimento equivalente máximo da instalação de Baixa Pressão: |
4.2 |
Comprimento equivalente do trajecto crítico |
Leq.máx. |
m |
5 |
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Determinar a perda de carga linear média, a ser utilizada em qualquer troço da tubagem, na determinação do diâmetro de cálculo: |
5.2 |
Perda de carga linear média |
J |
mbar / m |
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5.3 |
Pressão atmosférica |
Po |
mbar |
6 |
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Determinar, para cada troço, o diâmetro de cálculo em baixa pressão: |
6.3 |
Diâmetro de cálculo |
Dcálculo |
mm |
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Determinar, para cada troço, o diâmetro interior normalizado da tubagem de aço, em conformidade com a norma europeia EN 10255 ou equivalente. |
6.2 |
Diâmetro interior normalizado do tubo de aço |
Di |
mm |
7 |
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Impor a pressão de abastecimento, correspondente a Baixa Pressão, de acordo com as regras da concessionária: |
7.3 |
Pressão de abastecimento |
PA / BP |
mbar |
8 |
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Começando-se pelo primeiro troço, situado imediatamente a jusante do redutor de fogo, calcular sequencialmente, as pressões inicial (Pi), final (Pf) e final corrigida (Pfc) de cada troço: |
8.4 |
Pressão inicial no troço |
Pi |
mbar |
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A pressão de Abastecimento (PA) será a pressão inicial(Pi)desse primeiro troço situado imediatamente a jusante do redutor/contador de fogo. Determinar a pressão final (Pf) através da Fórmula de Renouard Simplificada. |
8.5 |
Pressão final no troço |
Pf |
mbar |
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Determinar a pressão final corrigida (Pfc) de cada troço, considerando a perda de carga devida à altura: |
8.3 |
Pressão final corrigida no troço. |
Pfc |
mbar |
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A pressão final corrigida (Pfc) de um qualquer troço, será a pressão inicial(Pi)do(s) troço(s) situado(s) imediatamente a jusante. |
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9 |
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Calcular a perda de carga (ΔPtroço) de cada troço: |
9.1 |
Perda de carga no troço |
ΔP |
mbar |
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Calcular a perda de carga acumulada (ΔPacumul.) no final de cada troço: |
9.6 |
Perda de carga acumulada no troço |
ΔPacumul. |
mbar |
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9.7 |
Perda de carga acumulada admissível |
ΔPAdm. |
mbar |
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Calcular a pressão média (Pm) de cada troço: |
9.8 |
Pressão média no troço (absoluta) |
Pm (abs) |
mbar |
10 |
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Calcular a velocidade de escoamento em cada troço: |
10.1 |
Velocidade de escoamento no troço |
v |
m/s |
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10.3 |
Velocidade de escoamento admissível |
VAdm. |
m/s |
11 |
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Verificar se a perda de carga acumulada em cada troço é inferior a 1,5 mbar e se a velocidade de escoamento em cada troço é inferior a 10 m/s.Se tal não suceder, subir um escalão no valor do diâmetro interior normalizado desse troço e regressar à fase 8 do presente procedimento. |