Os diversos processos utilizados para a ligação de tubos de aço de uma instalação, destinam-se não apenas a unir os diversos troços tubo entre si, dado que os tubos de aço são fornecidos com um comprimento normalizado (por ex. 6 metros), mas também a unir esses tubos aos acessórios, válvulas, bombas, reservatórios e outros equipamentos.
Os principais processos de ligação de tubos em aço são os seguintes:
1. Ligações roscadas; 2. Ligações soldadas; 3. Ligações ranhuradas; 4. Ligações por compressão; 5. Ligações flangeadas.
Os principais factores de selecção entre os cinco processos de ligação anteriores numa determinda instalação têm a seguinte tradução:
a. Tipo de fluído; b. Pressão e temperatura de serviço; c. Dimensão da tubagem; d. Espessura do tubo de aço; e. Existência de revestimento interno dos tubos; f. Necessidade de desmontagem; g. Localização da(s) ligação(ões); h. Custo.
Em todas as instalações de tubagens destacam-se quatro utilizações das ligações, a saber:
u1. Ligações correntes de emenda entre dois tubos; u2. Ligações entre um tubo e um acessório de tubagem ou entre dois acessórios, visando a realização de mudanças de direcção, derivações, cruzamentos, reduções do diâmetro (através de curvas, joelhos, tês, cruzetas, reduções, etc.); u3. Ligações da tubagem a componentes desmontáveis incorporados ao longo da mesma, tais como: válvulas, contadores, purgadores, etc.; u4. Ligações da tubagem a componentes desmontáveis incorporados nos extremos da mesma, a montante ou a jusante, consistindo na união a um equipamento, máquina ou dispositivo, como por exemplo: depósito, bomba, compressor, caldeira, torneira, etc.
Estas quatro utilizações descritas podem, em termos de função, ser agrupadas em dois tipos:
- Ligações permanentes, que compreendem as utilizações u1 e u2;
- Ligações desmontáveis e remontáveis, extensiveis às utilizações u3 e u4.
Toda a anterior reflexão realça o fundamental papel dos acessórios de tubagem, que sendo desenhados com o objectivo de incorporar todas as necessidades e especificidades anteriormente descritas, resultam numa diversidade de soluções resumida na figura abaixo.
|