DESTAQUE Nº 65 - JUL 2021
DESTAQUE Nº 64 - JAN 2021
DESTAQUE Nº 63 - JUL 2020
DESTAQUE Nº 62 - JAN 2020
DESTAQUE Nº 61 - JUL 2019
DESTAQUE Nº 60 - JAN 2019
DESTAQUE Nº 58/59 - JAN 2018
DESTAQUE Nº 57 - SET 2017
DESTAQUE nº 56 - MAI 2017
DESTAQUE nº 55 - JAN 2017
Sistemas de Canalização
Especificações e Gamas
Aplicações
Certificação
Tubos de aço
Acessórios de Tubagens
Roscas de Tubagens
Válvulas Ranhuradas
Válvulas Industriais
Fichas técnicas - Sistemas
Processos de ligação
Instalação - Orientações
Documentação APTA
Cálculo Hidráulico
Jornadas técnicas
Documentos de Inspecção
Notícias
FAQS
Quem Somos
Actividades
Estatísticas
Empresas Associadas
contactos
Links
PESQUISA
LOGIN

Recuperar senhaRegisto
Newsletter
Publicação da APTitude n.º 65 – Julho 2021

Informamos da publicação do n.º 65 da nossa revista de informação APTitude, estando disponível para consulta ou transferência em formato ".pdf" na opção Documentação.

Com o seguinte tema em destaque: Roscas de tubagens - Normas Europeias

Caracterizando e diferenciando os dois principais tipos de roscas utilizáveis de uma forma sustentada na normalização europeia aplicável. Sendo detalhadas a forma, dimensões e funcionamento das roscas com e sem estanquidade nos filetes, respectivamente sustentadas nas normas NP EN 10226-1 e NP EN ISO 228-1. Adicionalmente, são descritos e exemplificados os modos de designação normalizada destes tipos de roscas, culminando na apresentação de diversos exemplos de utilização e análise da importante questão relacionada com a eventual combinação de roscas de ligação com roscas de fixação.

De facto e com base na nossa experiência prática, permitimo-nos afirmar que este tema das “roscas” é muitas vezes tratado de uma forma demasiado simplista, do género: se têm a mesma dimensão, então são automaticamente compatíveis e sendo pretendida estanquidade no filete, basta colocar material auxiliar de vedação em grande quantidade quando aparentemente não estanca.

Assim, é nosso objectivo incutir uma maior sensibilidade na análise de sistemas de roscagem, através de exemplos típicos, na convicção de que os mesmos devem estar sustentados em normalização aplicável, para garantir a sua funcionalidade e em particular, uma adequada compatibilidade, mas a sua correcta especificação e instalação são fundamentais para que cumpram o seu fundamental papel na união de tubagens.

Exclusivamente para utilizadores registados.

 
© APTA 2021
Política de Privacidade | Termos e Condições | Adicionar aos Favoritos
Máquina Digital