Folha de cálculo em “Excel” desenvolvida pela APTA, que possibilita de uma forma prática, intuitiva e rápida o dimensionamento de redes de águas para edifícios, utilizando o sistema de canalização constituído por:
- Tubos de Aço da série média EN 10255 e EN 10240;
- Acessórios em Fundição Maleável Roscados EN 10242; ou
- Acessórios Ranhurados em Fundição Dúctil.
Esta folha de cálculo foi dotada de uma assinalável flexibilidade de utilização, quer em termos de personalização dos parâmetros de dimensionamento, quer em termos de sequência de cálculo. De facto, a mesma possibilita que o cálculo das pressões seja realizado de forma convencional, isto é, impondo uma pressão mínima de abastecimento da rede predial, com a determinação da perda de pressão ao longo da rede, até aos dispositivos de utilização e verificação de que a pressão dinâmica nesses dispositivos é igual ou superior ao mínimo exigido. Adicionalmente e em alternativa, também possibilita o cálculo de rede do final para o início, ou seja, atribui ao dispositivo de utilização hidraulicamente mais desfavorável (correspondente ao trajecto com maior perda de carga) a pressão mínima exigida; a partir deste dispositivo realiza o cálculo dos ganhos de pressão até à entrada da rede, determinando o respectivo valor mínimo da pressão de abastecimento. Em conclusão, nesta última abordagem, usa-se um critério semelhante ao empregue no cálculo de redes de segurança contra incêndios.
A interessante possibilidade do utilizador poder escolher uma das seguintes quatro fórmulas empíricas de cálculo das perdas de carga dinâmicas:
1. Flamant;
2. Hazen & Williams;
3. Darcy & Weisbach;
4. Fair & Wipple & Hsiao.
Permite, de uma forma extremamente expedita, a realização de análises comparativas.
Chamamos a atenção para o facto de esta versão exigir a utilização da aplicação Microsoft Office Excel 2007 ou superior.
Nota importante: a descarga desta folha de cálculo implica um registo prévio neste sítio.
NOVIDADE - Versão 2022
|